Projetos de Pesquisa

LINHA DE PESQUISA AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO DO SISTEMA MÚSCULOESQUELÉTICO

 

Intervenção/Estudo da Funcionalidade/Movimento humano

Este projeto visa compreender os sistemas fisiológicos responsáveis pela produção do movimento humano. Também objetiva investigar as alterações fisiológicas e biomecânicas no exercício físico e testar e validar instrumentos de medidas.

Coordenador: Prof. Dr. Alessandro Haupenthal

 

Reabilitação e Semiologia do Aparelho Locomotor

Avaliar e propor tratamentos fisioterapêuticos para as disfunções do aparelho locomotor. Visa-se validar instrumentos de medida e escalas de avaliação, assim como investigar a repercussão de protocolos e técnicas de tratamento no sistema musculoesquelético.

Coordenador: Prof. Dr. Alexandre Marcio Marcolino

Desempenho do Sistema  Musculoesquelético no Esporte

Este projeto visa compreender os sistemas fisiológicos responsáveis pela produção do movimento humano. Também objetiva investigar as alterações fisiológicas e biomecânicas no exercício físico e testar e validar instrumentos de medidas.

Coordenador: Prof. Dr. Fernando Diefenthaeler

Biomecânica Clínica do Movimento Humano

Visa o estudo de parâmetros biomecânicos determinantes da função/disfunção do Aparelho Locomotor. Nesse contexto, são investigados o comportamento desses parâmetros durante o movimento humano e as adaptações frente ao exercício físico, à reabilitação e ao envelhecimento.

Coordenadora: Profa. Dra. Heiliane de Brito Fontana

Análise, Avaliação e Reabilitação do Movimento Humano

Este projeto tem como objetivos sistematizar a análise do movimento humano, na saúde e na doença, sob os seus aspectos biomecânicos e do comportamento motor; avaliar e propor condutas terapêuticas para as disfunções musculoesqueléticas; compreender os mecanismos de controle do movimento de indivíduos com disfunções musculoesqueléticas.

Coordenadora: Profa. Dra. Heloyse Uliam Kuriki

Avaliação e Tratamento Fisioterapêutico das Diferentes Disfunções dos Músculos do Assoalho Pélvico Feminino

O objetivo desse projeto é avaliar e propor tratamentos fisioterapêuticos para as disfunções do assoalho pélvico. Primeiramente, será verificada a incidência dessas disfunções em diferentes populações, desde mulheres adultas, atletas, gestantes e idosas. Em seguida, serão avaliados os sinais e sintomas da disfunção e realizado uma avaliação funcional dos músculos do assoalho pélvico. Para cada disfunção, novas propostas inovadoras de tratamento fisioterapêutico serão conduzidas, sempre objetivando a prática baseada em evidências.

Coordenadora: Profa. Dra. Janeisa Franck Virtuoso

Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica no Desempenho Físico-Funcional em Idosos

O objetivo desse projeto é avaliar e propor formas de reabilitação em idosos. Também visa fornecer parâmetros clínicos mais eficientes de forma a sugerir novas direções para as pesquisas clínicas e o desenvolvimento de novas terapias na área da reabilitação.

Coordenadora: Profa. Dra. Núbia Carelli Pereira de Avelar

Propriedades de Medida dos Instrumentos de Avaliação e Técnicas de Reabilitação nas Disfunções Músculo-esqueléticas

Este projeto visa analisar dados sobre o funcionamento do aparelho locomotor. Tais informações deverão servir de subsídios para a aplicação e o desenvolvimento de métodos de intervenção terapêutica em estudos biomecânicos e clínicos. Dentre as variáveis está a utilização de recursos fisioterapêuticos e seus efeitos em diferentes metodologias.

Coordenador: Prof. Dr. Rafael Inácio Barbosa

 

 

LINHA DE PESQUISA DESEMPENHO E CAPACIDADE DOS SISTEMAS CARDIORRESPIRATÓRIO E NEUROLÓGICO

 

Adaptações do Sistema Nervoso ao Exercício Físico

A primeira vertente deste projeto visa conhecer a neurobiologia do exercício físico, como o desenvolvimento da fadiga central ao exercício, e os efeitos modificadores de doença em modelos experimentais de doenças neurológicas. A segunda vertente objetiva investigar a farmacologia e genética do sistema nervoso relacionadas ao esporte, para explorar recursos ergogênicos e fatores genômicos envolvidos no melhor desenvolvimento da forma desportiva.

Coordenador: Prof. Dr. Aderbal Silva Aguiar Junior

 

Avaliação e Intervenção Sensório-motora de Indivíduos Saudáveis e com Alterações no Sistema Neurológico 

O objetivo desse projeto é avaliar e propor formas de reabilitação para indivíduos com alterações neurológicas. Ainda se propõe a investigar o desenvolvimento motor e sensorial de crianças saudáveis e com alterações neuromotoras, assim como buscar e desenvolver instrumentos de avaliação para esta população.

Coordenadora: Profa. Dra. Adriana Neves dos Santos

 

Avaliação e estratégias de intervenção em indivíduos saudáveis e pessoas com comprometimentos da funcionalidade em decorrência de alterações das funções e estruturas do sistema neuromotor

O objetivo desse projeto é entender o contexto biopsicossocial,  buscar e desenvolver instrumentos de avaliação e propor formas de reabilitação para indivíduos com incapacidades, restrições de atividade e limitação da participação em decorrência de alterações de funções e estruturas neuromusculoesqueléticas e relacionadas com o movimento.

Coordenadora: Profa. Dra. Angelica Cristiane Ovando

 

Avaliação e Intervenções Voltadas aos Sistemas Cardiorrespiratório e Metabólico em Diferentes Populações

O objetivo desse projeto é avaliar e propor modalidades de exercício físico para indivíduos saudáveis e com disfunções cardiovasculares e metabólicas. Também se busca desenvolver instrumentos de avaliação e métodos de tratamento não-farmacológico baseado no exercício para a população estudada.

Coordenadora: Profa. Dra. Daiana Cristine Bundchen

Avaliação e Intervenções Voltadas aos Sistemas Cardiorrespiratório e Metabólico em Diferentes Faixas Etárias

Este projeto engloba estudos clínicos relacionados a avaliação e intervenções voltadas aos sistemas cardiorrespiratório e metabólico. Os estudos de avaliação apresentam como eixo principal a avaliação das condições de saúde e fatores de risco mais prevalentes na população de Araranguá em diferentes faixas etárias. Os estudos de avaliação nortearão os estudos de intervenção que serão voltados à melhora do desempenho e da capacidade funcional dos indivíduos com disfunções cardiorrespiratórias e metabólicas.

Coordenadora: Profa. Dra. Danielle Soares Rocha Vieira

 

Análise e Tratamento das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis

O objetivo desse projeto é analisar a situação de saúde da população e os tratamentos e suas implicações para a prática fisioterapêutica, em relação às doenças crônicas não-transmissíveis. Assim como, investigar a prática fisioterapêutica, em relação as doenças crônicas, no Sistema Único de Saúde.

Coordenadora: Profa. Dra. Ione Jayce Ceola Schneider

 

Ambiente Físico e Social e Desigualdades em Saúde e Estilo de Vida (Atividade Física)

O objetivo é investigar o quanto as variáveis do ambiente físico e social contribuem para a explicação das desigualdades na prevalência de doenças e agravos crônicos, incapacidades físicas e comportamentos saudáveis (atividade física) em indivíduos adultos.

Coordenadora: Profa. Dra. Maruí Weber Corseuil Giehl

Processos de Avaliação e Intervenção Relacionadas às Alterações Metabólicas e do Sistema Cardiorrespiratório

Nos dias atuais as alterações metabólicas e presença de fatores de risco para doenças cardiovasculares está aumentando na população mundial. Assim, esse projeto pretende avaliar por meio de estudos pré-clínicos e clínicos os mecanismos fisiopatológicos dessas alterações, além das adaptações do sistema metabólico e cardiorrespiratório relacionados a diferentes intervenções.

Coordenadora: Profa. Dra. Viviane de Menezes Caceres