Infraestrutura

 

 ESTRUTURA GERAL

a-        Salas de professores – Todos os professores do Campus Araranguá dispõem de salas de trabalho compartilhadas com outros docentes. Os professores do Programa estarão distribuídos em 3 salas de 60 m2, cada uma delas compartilhada por uma média de 6 docentes. Todas as salas estão equipadas com computadores que possuem conexão via “wireless” e/ou física a internet.

b-        Sala de estudo – 1 sala de uso exclusivo para os estudantes de pós-graduação, com acesso à internet (ligação cabeada e sem fio).

c-        Salas de aulas – 2 salas de aula exclusivas para a pós-graduação com acesso à internet (ligação sem fio). Estas serão comportilhadas com mais dois programas de pós-graduação nível Mestrado.

d-       Laboratórios de computação – 1 laboratório de computação, com disponibilidade de 15 computadores de mesa, compartilhado com mais dois programas de pós-graduação nível Mestrado.

e – Auditório para videoconferência – 1 sala de videoconferência, com disponibilidade para 40 alunos, infra-estrutra e técnicos com formação em Tecnologias da Informação e Computação para permitir a operacionalização de forma a atender a formação do discente.

 

 

LABORATÓRIOS DE PESQUISA

Os laboratórios de pesquisa do Campus de Araranguá da UFSC vem se consolidando devido a aprovação de projetos de pesquisa em Editais de diferentes agências de fomento no estado e no país por parte dos seus docentes. Em 2013 e 2014 foram contemplados com financiamento vários projetos de pesquisa, o que tem contribuído para a melhoria das condições dos laboratórios de pesquisa no Campus, no que tange a aquisição de equipamentos e material de consumo.

O PPG-CR possui atualmente os seguintes laboratórios de pesquisa, de uso exclusivo da pós-graduação: LACOR – Laboratório de Fisioterapia Cardiorrespiratória, LARAL – Laboratório de Avaliação e Reabilitação do Aparelho Locomotor, NERER – Núcleo de Estudo em Reumatologia, Envelhecimento e Recursos Terapêuticos, LANEP – Laboratório de Neurologia e Pediatria, LABOX – Laboratório de Bioenergética e Estresse Oxidativo e BIOMEC – Laboratório de Biomecânica. Estes laboratórios são compatíveis com as atividades a serem desenvolvidas pelos discentes da pós-graduação.

O campus Araranguá conta com 4 desses laboratórios, sendo estes LACOR, LARAL, NERER e LANEP. Todos esses laboratórios são multiusuários e dão suporte ao desenvolvimento de atividades das diferentes disciplinas e dos projetos de pesquisa. Além desses laboratórios de pesquisa, o campus Araranguá possui, atualmente, 6 laboratórios de ensino de uso exclusivo da graduação: Laboratório de Microscopia/Química, Laboratório de Morfofisiologia, Laboratório de Fisioterapia em Neurologia e Pediatria, Laboratório de Mecanoterapia e Avaliação Funcional, Laboratório de Recursos Terapêuticos e Laboratório de Fisioterapia Cardiorespiratória. Por sua vez, o campus Florianópolis conta com 2 dos laboratórios de uso exclusivo da pós-graduação, sendo estes o LABOX e o BIOMEC.

Para maiores informações acessar: http://ppgcr.ufsc.br/nucleo-e-laboratorios/

BIBLIOTECAS

O Sistema da Biblioteca Universitária da UFSC, totalmente informatizado, é composto pela Biblioteca Central (aproximadamente 800 mil volumes) e de Bibliotecas Setoriais, como a a Biblioteca Setorial do Campus Araranguá (BSAra). O SiBi/UFSC é composto de nove bibliotecas setoriais, espalhadas pelos centros de ensino e pelos três campi da universidade em Santa Catarina. Cada uma dessas bibliotecas é especializada na área de estudos e pesquisa dos referidos centros e campi onde estão alocadas.

A BSAra está alocada no térreo do bloco A da UFSC – Campus Araranguá, sito à Rodovia Governador Jorge Lacerda, 3201 – Jardim das Avenidas – Araranguá/SC. Sua equipe é composta de bibliotecárias e auxiliares, com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 08h00min às 12h00min e das 13h00min às 20h00min. O acervo da BSAra é voltado às áreas de ensino do Campus Araranguá, e é formado por obras de referência, livros, e-books, publicações periódicas e multimídias. A BSAra, assim como as demais bibliotecas do sistema, utiliza o Sistema Pergamum de Gerenciamento de Bibliotecas, desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, para plataforma web. Contempla as principais funções de uma biblioteca, funcionando de forma integrada, com o objetivo de facilitar as rotinas diárias das instituições. Por meio de sua interface de pesquisa, o usuário pode realizar buscas e fazer reservas de materiais online, bem como a renovação de materiais e controle de suas reservas e multas.

A Biblioteca Central da UFSC está localizada em Florianópolis, tendo disponíveis os seguintes serviços aos estudantes e professores: Consulta e leitura (Inclusive nos finais de semana); Alerta (Distribuição de cópias de índices de periódicos, conforme solicitação dos departamentos); COMUT (localização de artigos, cópias, pesquisa on-line); Empréstimos Domiciliares (inclusive de periódicos para docentes e estudantes de pós-graduação); Cabines de Estudos; Visitas Orientadas; Serviço de Fotocópias; Reserva de Material Básico para disciplinas, entre outros. Um aspecto a destacar é que o Centro de Desportos é um centro cooperante do SIBRADID. 

Entre as bibliotecas setoriais da UFSC, que também estão à disposição deste Programa, destacam-se as Bibliotecas do Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Educação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Isto tem oportunizado acesso ao acervo específico e mais genérico de cada área de concentração do PPG-CR, especialmente para atender às necessidades das disciplinas cursadas em Programas de Pós-Graduação dos respectivos centros acadêmicos.

Para maiores informações acessar a página: http://bsara.ufsc.br